Hello world!

Meu nome é Valdir Ronis, mais conhecido como Xogum, e sou um desenvolvedor/programador PHP/JS, streamer, DJ e produtor musical cearense que atualmente vive em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Minha paixão por computadores começou em 1996, quando apareceram os primeiros cursos de computação em Fortaleza – Ceará, minha terra natal.

A programação veio depois, no final dos anos 90, e desde então não parei. Tudo começou com a descoberta do HTML, ainda em 96, ai a curiosidade me fez cair de cabeça nesse mundo.

Junto a um amigo que manjava muito de edição e criação de imagens, criamos um site sobre Dragon Ball, que mais tarde passou a ser um portal de noticias geek, o Otaku Extreme.

Foi apartir daí que me veio a necessidade de tornar paginas estaticas em dinamicas. Graças a essa necessidade comecei a estudar PHP, e não parei nele e hoje já domino outras linguagens, como Javascript e Python.

Já a vida gamer veio antes. Tudo começou lá em 1993, eu tinha apenas 6 anos e já faltava aula pra ir jogar com os amigos em alguma locadora de vídeogames que ficasse próximo da escola, e sério, existiam muitas.

Claro que isso meio que parou quando conheci a programação.

Porém no inicio dos anos 2000 comecei a trabalhar em uma lan-house, e junto com isso comecei a jogar Counter-Strike e Quake com os moleques que apareciam por lá.

Eram horas e mais horas de jogatina e corujões com os amigos.

No final de 2009 criei meu primeiro canal no YouTube, onde eu postava gameplays de jogos da Level Up (sem patrocinio, só vicio mesmo). Mas o canal não era só meu, dividia ele com mais outros 2 amigos e juntos tocamos o canal até o inicio de 2011, quando comecei a fazer stream.

O serviço ainda se chama JustinTV, porém passou a se chamar TwitchTV alguns meses depois.

Mas nem tudo duraria pra sempre.

Comecei a trabalhar e tive que focar todos os meus esforços no trabalho e acabei deixando as streams de lado.

Retornei no começo de 2014, mas, sem muito apoio emocional e financeiro (meu PC já estava nos dias finais), fiquei somente aquele ano, porém foi um bom ano, pois conheci pessoas que me ajudaram a ser o streamer que sou hoje.

2016 era o ano, um ano bem conturbado e cheio de reviravoltas na minha vida, e eu decidi voltar mais uma vez, agora com um PC novo que prometia tankar as streams sem dificuldades, mas nem tudo é como a gente quer.

O computador apresentou inumeros problemas durante aquele ano e eu mais me estressava do que me divertia. Ainda tinha minha internet que não era nada agradavel. Porém, com toda a dificuldade eu não desisti 100%, continuei fazendo streams sempre que possivel, até que em 2019 me mudei para São José do Rio Preto.

Finalmente eu tinha um bom PC, uma internet decente, e um ambiente quase perfeito.

Fui para Mixer, com muitos outros streamers, e infelizmente o que parecia promissor ficou apenas no papel. Voltei para a Twitch e renomeei meu canal para XOGUM, um novo recomeço, um novo nome, tudo novo (menos o PC que ainda é o mesmo).

Com o novo nome, em outubro de 2019 consegui o status de afiliado e nesse mesmo mês vieram os primeiros subs. Dessa vez a história não parou, e não vai parar.

Já em 2020 alcancei finalmente a marca de 300 seguidores e 25 subs, e minha média de viewers ao vivo é acima de 10. Isso é uma vitória.

Enfim, eu amo o que eu faço.

(atualizada em 11 de outubro de 2020)