5 Dicas Para Novatos Na Twitch

DICA 1: NÃO SE AUTOPROMOVA/PROMOVA OUTROS STREAMERS

Imagina um repórter do SBT parando uma transmissão do Jornal Nacional para divulgar Chiquititas. Imaginou?

A autopromoção mesmo que muitas vezes sutil ela é indelicada e deselegante.

A melhor maneira de se promover na Twitch é fazendo amizades.

Visite canais de mesmo tamanho que o seu, converse com o streamer e com o chat dele, mas lembre-se, sem SPAM. Assim você se torna uma pessoa notável e acaba com o tempo ganhando a confiança do streamer naturalmente, sem gastar sua imagem e nem estresses.

DICA 2: NÃO PEÇA FOLLOW/NÃO PEÇA PARA SEGUIR DE VOLTA

Pedir follow é uma forma de autopromoção, mas nem sempre fica claro para algumas pessoas, por isso entra como dica separada.

Follow for follow não é a melhor forma de fazer seu canal crescer. É feio, beirando o ridiculo.

Por exemplo, eu não gostaria de ter 5000 seguidores e 3 pessoas me assistindo. E acho que um “patrocinador” também não veria isso com bons olhos.

DICA 3: NÃO PEÇA AJUDA AO STREAMER

Sei que quem está começando agora tem muitas dúvidas de como funcionam as configurações do OBS ou do Streamlabs OSB, ou de qual bot usar, como se faz comando X e comando Y, mas chegar em uma stream e parar o streamer para perguntar como se faz isso ou aquilo não é bacana.

Imagina você no meio de uma team fight da sua última partida da MD10 e sua irmã mais nova te pede ajuda com o dever de matemática? Do mesmo jeito que acho que você não pararia o jogo para ajudar, não fique bravo com o streamer se ele te ignorar e não te ajudar na hora.

Procure falar com o streamer offline, seja no Discord do streamer ou no Twitter, por exemplo. É mais elegante e as chances dele te ignorar ou você tomar uma punição são menores.

Outra coisa, o Google é seu amigo e está aí para responder todas as suas dúvidas.

DICA 4: LEIA AS REGRAS DE CADA STREAMER

Cada streamer tem uma forma de trabalhar, as vezes o que é legal para um não é para outro, então não seja babaca e use a regra de um streamer liberal como regra padrão da Twitch.

Por exemplo, umas das regras do meu canal é que a pessoa não deve pedir para que eu mude o modo do jogo que estou jogando. E isso não me torna chato, eu apenas quero me divertir.

Lembre-se que o streamer é uma pessoa como você e que ele está jogando primeiramente para se divertir na maioria das vezes, então não seja o babacão que pede para trocar de jogo ou o modo do jogo.

Então na hora de ser babaca pense: “e se fosse comigo?”.

E nunca esqueça, respeite os moderadores de cada stream. Algo pode não estar nas regras claramente, mas pode ser ofensivo e você pode ser punido por isso.

DICA 5: LEIA AS DIRETRIZES DA COMUNIDADE

Não existem apenas as regras impostas pelos streamers em cada canal. A Twitch possui regras próprias, que são conhecidas como diretrizes da comunidade, e que devem ser seguidas para que você não tome alguma punição na plataforma.

Então muito cuidado com termos ou brincadeiras que possam ferir estas regras.

A dica 1 e 2 nem existiriam se as pessoas parassem para ler as regras da própria plataforma, que proibi distribuir propagandas não autorizadas. Você sabia? Provavelmente não.

Antes de sair por ai nos chats alheios, dá uma passadinha lá na página da Twitch e leia tudo, mas leia sempre, pois as vezes rola algumas atualizações, e algo que antes era “permitido” pode passar a ser proibido e talvez você nem fique sabendo. Apesar da Twitch sempre avisar por e-mail qualquer mudança feita.

E essas são algumas dicas de como conviver em harmonia na Twitch.

Lembre-se, não seja um babaca e divirta-se.


LINKS RELACIONADOS:

Guia de Etiqueta para o usuário da Twitch:
https://bracubi.com/guia-de-etiqueta-para-o-usuario-da-twitch/

Diretrizes da comunidade:
https://www.twitch.tv/p/pt-br/legal/community-guidelines/